A palavra aterramento refere-se à terra propriamente dita. O aterramento é o fio ou a barra de cobre enterrado, onde passa a corrente elétrica para o solo. Quando se diz que algum aparelho está aterrado (ou eletricamente aterrado) significa que um dois fios de seu cabo de ligação está propositalmente ligado à terra.
Ao fio que faz essa ligação denominamos “fio terra”.
Para o perfeito aterramento e proteção dos dispositivos de redes de computadores recomenda-se o uso de tomadas de três pinos. Nesse tipo de tomada, os dois conectores superiores fornecem energia (220V) ou apenas um (110V).
O conector inferior protege os usuários e os equipamentos contra choques e curto-circuito. Esse conector é chamado de conector terra de segurança.
No equipamento elétrico em que isso é usado, o fio terra de segurança está conectado a todas as peças metálicas expostas do equipamento. As placas mãe e os circuitos de computação do equipamento de computação são eletricamente conectados ao “chassis”.
Isso também os conecta ao fio terra de segurança, que é usado para dissipar a eletricidade estática.A finalidade da conexão ao aterramento de segurança das peças metálicas expostas do equipamento de computação é impedir que se tornem energizadas com uma voltagem perigosa, resultado de falha na fiação dentro do dispositivo.